Você está em:

A Pastoral da Saúde desenvolve um serviço à vida, promovendo o bem-estar a partir do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Seus agentes testemunham a opção preferencial da Igreja pelos pobres e enfermos.

Na Arquidiocese de Belo Horizonte, o trabalho da Pastoral começa com as visitas realizadas pelos ministros da Eucaristia, que vão ao encontro dos enfermos para levar a comunhão. Em 2008, esse trabalho foi ampliado, com voluntários que periodicamente se dedicam ao auxílio dos doentes.

Foi constatado por meio de pesquisas que a Pastoral da Saúde traz benefícios ao paciente internado. As constatações foram feitas devido à eficácia nos serviços prestados pela Pastoral nos programas de humanização PROHUMA e HUMANIZASUS, ambos do Ministério da Saúde.

O trabalho evangelizador da Pastoral da Saúde está voltado para a ação libertadora em Jesus. Como base, são utilizadas três dimensões:

  • Solidária – vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família, na comunidade com pessoas soropositivas para o HIV, pessoas com deficiências, dependentes químicos e alcoólatras.
  • Comunitária – busca a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção de doenças. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde.
  • Político-institucional – atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área de saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de promoção à saúde.

CONTATO:

Rua Além Paraíba, 208 – Bairro Lagoinha

Belo Horizonte/MG – CEP: 31.210-120
Informações: (31) 3425-0619